1ª COPA DO MUNDO INTERCLUBES DE JIU-JITSU 2012

LIGA BRASILEIRA REALIZA SEU PRIMEIRO MUNDIAL EM BETIM COM CASA CHEIA

 

Dizem que quando você percebe que está vivendo um momento histórico o tempo para. Eu senti isso no dia 17 de agosto de 2012. Na minha mente uma data, 13 de junho de 1991, quando pessoas de visão se juntaram em Belo Horizonte com intuito de organizar o jiu-jitsu em âmbito nacional, talvez estas mesmas pessoas não tivessem percebido naquele momento que fariam história com as próprias mãos. Lá estavam Robson Gracie, Moisés Muradi, Mestre Hilton Leão, Silvio Pereira, entre outros de igual importância e envergadura. Deste encontro nasceu a Liga Brasileira de jiu-jitsu. Por motivos cujo as explicações não caberiam neste texto, pouco tempo depois os Gracies fundariam a CBJJ. Não estamos fazendo juízo de valor, pois a família Gracie tinha todo direito de fazer isso. Homem de honra e fiel aos seus princípios Mestre Hilton Leão apoiou a CBJJ, mas manteve a Liga Brasileira funcionando em Minas Gerais e assim o fez por 21 anos. Relegada ao segundo plano e até mesmo ignorada pela mídia especializada, pelos autores de livros e textos sobre o assunto, o fato é que a Liga Brasileira sobreviveu e cresceu. No ano passado eu estava muito incomodado com esta história, a Liga merecia e tinha legitimidade para fazer um Mundial, outras entidades muito mais novas o fazem, conversei com o Mestre Hilton Leão e ele topou realizar a Copa do Mundo Interclubes. Este evento para mim foi um marco na história das entidades administradoras do jiu-jitsu, a Liga Brasileira assume sua maioridade e ocupa merecidamente seu lugar na história, agora e esperar para ver, tenho certeza que em poucos anos milhares de atletas irão ter orgulho em participar deste tradicional evento. Aos críticos de plantão, quero dizer o seguinte, não estou aqui reivindicando autoria, pois em nada participei na organização deste evento, como jornalista eu não faço história, quando temos sorte testemunhamos e registramos a história, neste caso tive sorte de poder restabelecer a verdade, e ver de perto o Mestre Hilton Leão e sua equipe realizar um grande evento.

 

PRESIDENTE DA CÂMARA DE VEREADORES DE BH ENTREGA HOMENAGEM A LIGA E AO X-COMBAT

 

O Presidente da Câmara de Belo Horizonte Vereador Léo Burguês de Castro, prestigiou a Copa do Mundo Interclubes e aproveitou para entregar pessoalmente a homenagem oferecida ao Programa X-COMBAT pela Câmara de Vereadores com a qual ficamos muito honrados. Personalidades do esporte como Silvio Pereira Presidente da LERJJI e Mestre Hilton Leão também receberam homenagens da Câmara Municipal de Belo Horizonte pelos relevantes serviços prestados ao Jiu-Jitsu. Os árbitros da CBJJ Luciano Mendes e Muzio de Angelis foram homenageados pela Liga Brasileira de Jiu-Jitsu.

 

No campeonato na faixa-peta adulto peso pluma o campeão foi Jose Eduardo de Oliveira da Bravo JJ, já Caio Gregório da Gracie Barra BH  levou o título dos leves, Andre Mirabeal da Erik Wanderley venceu no peso médio, Pedro Jordão Guaraci da Gracie Barra BH foi o campeão no meio-pesado,  Marlom Aser de Araújo da RottJairo venceu no super-pesado e Thiago de Faria Alexandrino da Danilo & Titi foi o campeão do pesadíssimo.

 

Resultado Oficial:

 

1º Lugar: Equipe Leão Dourado

2º Lugar: Equipe Gracie Barra BH

3º Lugar: Equipe Gomes Porto ES

 

Texto: Paulo Costa de Jesus   Imagens: Equipe X-COMBAT

 

COMPARTILHE:

MAIS LIDAS

TODAS AS COBERTURAS

PATROCINADORES

ENQUETE

Em que estado você quer o Mundial 2018 da CBLP

São Paulo
Rio de Janeiro
Ceará
Bahia

REVISTA X-COMBAT